Os Batismos da Meia Noite

Joan Alvado Exposição de Fotografia
18 Mar — 06 Mai, 2023

Adorna
Rua do Rosário 147, Porto

O coração montanhoso do Alto Minho, é um território místico, onde o isolamento moldou as crenças dos seus habitantes durante séculos. Aqui, a distância para o além é estreita, e as práticas espirituais são mantidas vivas entre a população que muitos acreditam sobreviver apenas na memória dos livros: encantamentos, pessoas capazes de comunicar com os mortos, possessões, rituais noturnos de magia negra, sacrifícios, exorcismos, aparições, miríade de amuletos e rituais pagãos de magia branca como forma de proteção contra o Mal.
A sociedade moderna tende a buscar explicações racionais, tendo presente uma descrença no mito.  E no entanto, desde o início dos tempos, vários fenómenos têm vindo a acontecer em torno do Homem sem que ele seja capaz de lhes dar uma explicação racional. Os batismos da meia-noite é um ensaio fotográfico a meio caminho entre a fantasia e o estudo etnográfico, fruto de um interesse genuíno em crenças que muitos insistem em classificar como folclore do passado. O trabalho confirma a sobrevivência de uma visão única do mundo espiritual. Um legado de cultura popular transmitido através de gerações num lugar tão simbólico como a Serra da Peneda, uma montanha onde as forças da luz e da escuridão têm travado uma batalha desde tempos imemoriais.

Joan Alvado nasce em Altea em 1979, vive e trabalha em Barcelona. O seu trabalho é de longo curso, a sua aborda é antropológica, a Natureza e a relação com a fé. Foi apresentado em galerias e festivais internacionais, com presença pela empresa especializada. Consta em coleções na Alemanha, Espanha, Estados Unidos. Em 2021 realiza a residência artística a convite de FAHR 021.3 e Município de Arcos de Valdevez ,tendo realizado “Os Batismos da Meia-noite”.

Curadoria

Estefânia r.